Pular para o conteúdo principal

Vídeo de apresentação

SEJA BEM-VINDA! SEJA BEM VINDO!

SENAI CIMATEC e Mineradora Tabuleiro firmam parceria para exploração de terras raras na Bahia

 

Terras Raras

Segundo dados da United State Geological Service (2015), as reservas brasileiras de terras raras podem chegar a 3,5 bilhões de toneladas. Embora se posicione como o maior detentor de reservas de terras raras no mundo, o Brasil ainda possui uma produção baixa.

 

A China desponta como maior concorrente do setor com 95% da produção mundial e dona de 37% das reservas conhecidas. O país possui esse domínio porque, desde 1970, adotou a pesquisa e o desenvolvimento para extração e beneficiamento de terras raras como política de estado e segurança nacional. O mercado mundial dos óxidos de terras raras é da ordem de US$ 5 bilhões ao ano.

 

A Mineradora Tabuleiro e o SENAI CIMATEC buscam viabilizar uma patente industrial própria e 100% nacional por meio da geração deste novo processo de metalurgia extrativa de beneficiamento de terras raras. “Estamos muito motivados para desenvolver uma rota tecnológica que permita o beneficiamento desse importante mineral a partir do minério brasileiro, com suas características e particularidades. Isso permitirá que, no futuro, a Bahia e o Brasil se tornem importantes investidores no mercado de terras raras, que certamente será um vetor do desenvolvimento tecnológico e industrial nas próximas décadas”, salienta André, que está animado com o projeto e com expectativas bastante positivas.

 

Depois de obter a licença para iniciar o processamento do mineral em solo baiano, a mineradora também pretende estender o uso da tecnologia desenvolvida a mineradores a cooperativas parceiros.

 

Sobre o SENAI CIMATEC

 

O SENAI CIMATEC é um dos mais avançados centros de educação, ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Em um ecossistema colaborativo, a instituição integra, de forma sinérgica, Centro Tecnológico, Centro Universitário e Escola Técnica para atender às demandas da indústria e de empresas. Possui 800 funcionários e uma infraestrutura que comporta 42 áreas de competência e 56 laboratórios, distribuídos nos 35.000 m² da sua sede. A sua infraestrutura também abrange o CIMATEC Park, um grande complexo tecnológico e industrial, em uma área de 4 milhões de metros quadrados. Com vasta experiência na execução de projetos de diferentes complexidades, o SENAI CIMATEC se destaca na realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Em parceria com organizações nacionais e internacionais, o centro tecnológico possui mais de 130 patentes e outros ativos de propriedade intelectual registrados. O propósito do SENAI CIMATEC é colaborar na transformação da sociedade a partir da educação, ciência, tecnologia e inovação.

Foto: Divulgação






Comentários

Postagens mais visitadas