Pular para o conteúdo principal

Vídeo de apresentação

SEJA BEM-VINDA! SEJA BEM VINDO!

Prêmio Gabo de jornalismo abre inscrições para edição 2022, com prêmios de R$ 45 mil

 

O tradicional Prêmio Gabo de jornalismo abriu as inscrições para a edição de 2022, a 10ª realizada pela Fundação Gabo.

A instituição foi criada em 1995 pelo jornalista escritor colombiano Gabriel García Márquez, que há 40 anos recebeu o Nobel de Literatura.

“O bom jornalismo vê o que realmente importa” é o slogan do prêmio este ano, salientando  a intenção de reconhecer a contribuição do jornalismo como um bem de serviço público e a favor da democracia na região.

Neste ano, o prêmio adicionou novas categoria para reconhecer as habilidades do jornalismo em áudio, formato difundido em reportagens feitas para podcasts, e também em fotografia.

Agora, são cinco categorias disponíveis para que jornalistas e profissionais de mídia da América Ibérica inscreverem seus trabalhos: texto, fotografia, áudio, imagem e cobertura.

Para concorrer ao Prêmio Gabo, é preciso que as reportagens tenham sido veiculadas pela primeira vez entre 1º de julho de 2021 e 7 de junho de 2022.

 

As inscrições devem ser feitas na plataforma do prêmio até o dia 15 de junho. Jornalistas da América Ibérica, incluindo do Brasil, podem participar, além de profissionais da Espanha e de Portugal.

A categoria de imagem contempla trabalhos jornalísticos em audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital.

E a de cobertura aceita trabalhos factuais, investigações e temas da atualidade em qualquer tipo de formato ou linguagem.

Sobre as duas novas categorias, a Fundação Gabo explica:

“A inclusão da categoria Áudio premia os melhores trabalhos de rádio e podcast, e da Fotografia como categoria independente, separada da categoria Imagem.

Assim, o Prêmio mantém as portas abertas a todo tipo de formatos, linguagens, enfoques e formas do fazer jornalístico.”

A edição deste ano também fará parte das comemorações do aniversário de 40 anos do Nobel de Literatura de García Márquez.




Foto: Divulgação







Comentários

Postagens mais visitadas