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Aparência também é importante no home office
Trabalho à distância voltou a ser a realidade para muitos.
Profissionais dão dicas de como se arrumar e destacam que vestimenta não pode
ficar em segundo plano
Um ano após o primeiro isolamento social causado pela
pandemia do corona vírus, várias cidades pelo Brasil impuseram novas medidas
restritivas para tentar conter a segunda onda da doença. Assim, o trabalho em
home office, que havia se mantido para algumas pessoas, voltou a ser realidade
para muitas outras que já tinham retomado seus afazeres longe do lar. Nesse
novo período dentro de casa, é preciso manter o estilo e não se deixar abater
pelas circunstâncias.
Profissionais da área da moda, destacam a importância de
continuar mantendo a imagem profissional
mesmo em home office. É o que afirma a empresária do segmento, sócia da loja As
Panteras Ternos Femininos, localizada no Shopping Estação Goiânia, Michelle
Andrade. “Tenho muitas clientes advogadas, corretoras, bancárias. Então, elas
precisam manter a postura, pelo menos da cintura para cima”, revela a lojista,
ao lembrar que ao longo dos períodos de trabalho remoto as videoconferências
com a empresa e clientes são comuns para diversos ramos de atuação. “É preciso
variar as opções e valorizar pelo menos a parte superior”, completa.
Calças de alfaiataria, camisas de algodão ou tricolina com
elastano, saia executiva e blusas de manga curta de tecidos mais leves, como o
crepe, são ótimas alternativas para o momento, segundo a empresária. “Quando o
tempo está mais chuvoso ou frio o blazer também é uma boa pedida,
principalmente o modelo slim, com botão, de tecido gabardine e forrado. E ele
poderá ser usado posteriormente, até com um jeans, fazendo um visual descolado,
porém elegante”, afirma.
Auto-estima
A empresária Alessandra Leão revela que muitas de suas
clientes perderam o emprego ao longo do último ano e precisaram se reinventar,
muitas optaram pelo negócio próprio. “O que sempre digo a elas é que mesmo em
casa não podemos ficar desmontadas, nada de ficar de pijama ou com a camiseta
do marido. A roupa influencia muito e o rendimento pode cair. Precisamos passar
um batom até para elevar a autoestima. Quando se olha no espelho é preciso se
sentir bem, isso reflete no trabalho”, ressalta ela, que também é sócia junto
com a mãe e a irmã na loja Neuza Leão, no Shopping Estação Goiânia.
Um look que combina com várias profissões, segundo
Alessandra, pode ser composto por uma saia envelope transpassada. “Tenho peças
de tecido leve, mais confortável, que minhas clientes adoram. Ela combina com
rasteira ou tamanco, pode ser composta com uma blusa de alça, um colar, brinco
e um rabo de cavalo, por exemplo”, exemplifica a lojista que dá ainda algumas
dicas básicas para se vestir para o home office. “É preciso ter cuidado com a
apresentação corporal, principalmente se fizer vídeo chamadas. Fazer uma
maquiagem leve, não usar uma roupa amarrotada, não mostrar alça de sutiã e
evitar decote baixo”, complementa.
No entanto, Alessandra ressalta a importância de ter
coerência. “É preciso saber o que o outro espera de você. Tenho clientes que
são prestadoras de serviço, então se ela já fazia uma visita com uma roupa mais
despojada, não adianta colocar uma camisa, tem que manter a coerência do
estilo. Para clientes novos é a mesma coisa, pois depois terá que encontrá-lo
pessoalmente”, afirma. “Indico sempre roupas de tecido plano, pois remetem à
seriedade e profissionalismo, além de evitar malhas e muitas estampas. O
macacão em tecido leve, como o crepe é uma peça versátil, assim como short de
alfaiataria, que não marca a pele como o jeans”, recomenda a empresária.
Segundo a lojista, algumas de suas clientes se tornaram
digital influencers durante a pandemia e Alessandra revela dicas para elas, mas
que valem para todas as áreas. “Nas redes sociais existem muitos filtros, por
isso algumas acabam descuidando um pouco da aparência. Porém, é preciso lembrar
que o Instagram é uma vitrine, vende a imagem e a roupa dará a confirmação do
que está falando, o conjunto será observado para a credibilidade. Por isso, é
preciso perceber a sua essência, não dá para fazer uma superprodução ou ficar
desleixada, é preciso coerência”, afirma.
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